Como aumentar a produtividade da sua operação através do checklist.

Na hora de começar uma viagem, é preciso deixar tudo preparado para seguir o trecho sem problemas, não é mesmo?

Essa é uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade da sua operação e a disponibilidade do seu veículo.

Por isso, realizar um checklist é uma atitude que todos os transportadores devem adotar e, para que você não se esqueça de nada, preparamos uma planilha completa com todos os itens a serem checados. Você pode fazer o download gratuito aqui.

Mas, se você ainda tem dúvidas, veja abaixo alguns motivos que vão te convencer de que vale a pena realizar o checklist antes de cada viagem:

1. Ele ajuda na economia de combustível, pois um veículo que está em dia com a manutenção, gasta somente o necessário numa viagem;
2. Evita paradas desnecessárias para abastecimento, uma vez que você prevê o consumo de combustível e prepara o veículo para a viagem;
3. Garante máxima rentabilidade do veículo, fazendo com que o mesmo não apresente nenhum mau funcionamento durante o trajeto percorrido;
4. Preserva a qualidade e o desempenho de peças e itens diversos do veículo, tais como: freio, pneus, motor, entre outros;
6. Checando as documentações do motorista, veículo, carga e implemento evita-se qualquer eventualidade com policiais e guardas.

Para uma viagem ainda mais segura, lembre-se também de checar o clima por onde passará. Chuvas e neblinas diminuem sua capacidade visual na estrada, sendo necessário já se preparar para ter atenção e cuidado redobrados.

Além disso, não se esqueça de checar as condições internas do veículo: posição dos bancos, cintos e painel. Outro ponto, é priorizar uma alimentação leve e balanceada, evitando prejuízos na postura e saúde do motorista.

Por fim, conhecer bem o veículo e realizar o checklist é fundamental para prevenir acidentes e imprevistos, além de ajudar a manter o bom desempenho e estado do mesmo.

Fique atento a todas essas condições para garantir uma ótima viagem!

Fonte: Portal Transporte Econômico. .

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *